Carregando...
50 anos

Contadores experientes

Atuamos nos processos envolvidos a estratégias e projeto dos nossos clientes, adequando-os às necessidades reais e legais dos seus negócios e do seu mercado.

Quero abrir empresa Quero trocar de contador

Notícias

Notícia

Habilidades e competências gerenciais. Você tem?

Quais as principais habilidades gerenciais?

Fonte: Revista IncorporativaTags: empresariais

As modernas corporações vivenciam tempos em que não podem mais se dar ao luxo de estacionarem economicamente e, nesse cenário, o Gerente se tornou a mola-mestre na busca pelos resultados desejados. Porém, muitos desses profissionais talvez nem imaginem que sejam praticamente obrigados a possuírem determinadas habilidades e competências, as quais os ajudarão a se tornarem eficazes. 

 

A) As Principais Habilidades Gerenciais são:

 

- Planejamento e Organização: O Gerente deverá possuir a capacidade de planejar e organizar suas próprias atividades e as do seu grupo, estabelecendo metas mensuráveis e cumprindo-as com eficácia.

- Julgamento: O Gerente deverá ter a capacidade de chegar a conclusões lógicas com base nas evidências disponíveis.

- Comunicação Oral: Um Gerente deve saber se expressar verbalmente com bons resultados em situações individuais e grupais, apresentando suas idéias e fatos de forma clara e convincente.

- Comunicação Escrita: É a capacidade gerencial de saber expressar suas idéias clara e objetivamente por escrito.

- Persuasão: O Gerente deve possuir a capacidade de organizar e apresentar suas idéias de modo a induzir seus ouvintes a aceitá-las.

- Percepção Auditiva: O Gerente deve ser capaz de captar informações relevantes, a partir das comunicações orais de seus colaboradores e superiores.

- Motivação: Importância do trabalho na satisfação pessoal e desejo de realização no trabalho.

- Impacto: É a capacidade de o Gerente criar boa impressão, captar atenção e respeito, adquirir confiança e conseguir reconhecimento pessoal.

- Energia: É a capacidade gerencial de atingir um alto nível de atividade (Garra).

- Liderança: É a capacidade do Gerente em levar o grupo a aceitar idéias e a trabalhar atingindo um objetivo específico.

 

B) As Principais Competências Gerenciais Estão Sub-Dividas em Quatro Áreas:

 

Planejamento: Nessa Área o Gerente Deverá Ser Capaz de Responder Positivamente às Seguintes Formulações:

- Você considera a experiência da sua equipe na formulação dos seus planos?

- Você conhece os objetivos da sua empresa e, conseqüentemente, as metas da sua equipe?

- Você programa suas atividades diárias?

 -Você obtém sucesso no atingimento dos seus objetivos?

- Você interpreta e explica as políticas e os procedimentos da empresa aos seus colaboradores?

 

Organização:  Nessa Área o Gerente Deverá Ser Capaz de Responder Positivamente às Seguintes Formulações:

- Seus subordinados têm conhecimento de suas atribuições?

- Seus subordinados se mostram colaborativos no desenvolvimento de suas atividades?

- Você segue a organização formal da empresa?

- Você organiza os trabalhos da sua área conforme os objetivos da empresa?

- Você se concentra em trabalhos gerenciais como planejar, organizar, liderar e controlar?

 

Liderança: Nessa Área o Gerente Deverá Ser Capaz de Responder Positivamente às Seguintes Formulações:

- Você procura ouvir a opinião das outras pessoas (colegas e/ou subordinados) antes de decidir?

- Você conhece os interesses, as necessidades e as aspirações de seus colaboradores?

- Você se preocupa sistematicamente com o treinamento do seu pessoal?

- Você põe suas decisões em prática?

- Você tem a certeza de entender os pontos de vista dos seus colaboradores?

 

Controle: Nessa Área o Gerente Deverá Ser Capaz de Responder Positivamente às Seguintes Formulações:

- Você fixa padrões de desempenho para seus subordinados?

- Você comunica esses padrões a eles?

- Seus colaboradores compreendem e aceitam esses padrões?

- Você informa aos seus colaboradores sobre os resultados obtidos por eles, a tempo de poderem corrigir seu próprio trabalho?

- Você se reúne com sua equipe para rever os planos e os resultados conseguidos?

Além disso, o Gerente também deverá ser capaz de transmitir e receber mensagens adequadamente, ensinar e instruir seus colaboradores, administrar a disciplina, julgando e conciliando os interesses das pessoas envolvidas.

SAC DIGITAL WHASTAPP