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Boas ideias precisam sair do papel com rapidez

Pequenas e médias empresas das áreas de construção civil, varejo e comércio eletrônico desenvolvem produtos e serviços inovadores para brigar com a concorrência

Autor: Jacilio SaraivaFonte: Valor Econômico

 

Pequenas e médias empresas das áreas de construção civil, varejo e comércio eletrônico desenvolvem produtos e serviços inovadores para brigar com a concorrência. A Hydronorth criou uma resina para telhados que promete reduzir a temperatura interna das construções. A Compacta Print lançou 60 máquinas para produzir estampas, pizzas e doces. A novidade recente é um equipamento que entrega, em uma hora, até 300 pares de sandálias de borracha.

As estratégias para driblar os concorrentes incluem prever demandas do mercado e agir rapidamente para tirar as boas ideias do papel. Para isso, os empreendedores investem no desenvolvimento permanente de produtos e estimulam um fluxo de comunicação e de criação de novos projetos entre os funcionários. A curiosidade e o interesse dos sócios em novas invenções também são determinantes.

A paranaense Hydronorth, da área de tintas e impermeabilizantes, desenvolveu uma resina acrílica para impermeabilização e proteção de telhas, conhecida com "telhado branco". "O produto, criado em 2010, é a nossa maior aposta para os próximos anos", diz o vice-presidente Matheus Góis. O material consumiu um ano de pesquisas, com funcionários focados no desenvolvimento da novidade, que promete reduzir a temperatura de ambientes em até 5° C.

Compacta Print tem um equipamento que entrega, em uma hora, até 300 pares de sandálias de borracha

"A facilidade também consegue gerar uma economia de 15% no uso de ar condicionado", diz. Em fase piloto de vendas, foi comprada por construtoras, hotéis e indústrias. A Hydronorth angariou o apoio de grandes companhias, como a Dow e Rhodia, na concepção do produto. "É a inovação que nos levará a patamares mais elevados de mercado. Esse é o caminho para se diferenciar", afirma. Este ano, a empresa vai lançar uma linha de impermeabilizantes para pisos e madeiras.

Segundo Góis, a maior barreira para o crescimento das empresas inovadoras é a necessidade de enfrentar a concorrência e, ao mesmo tempo, alocar tempo, pessoas e recursos no desenvolvimento de produtos. "O segredo é saber entender as demandas futuras para agir com mais rapidez na criação de soluções".

A empresa faturou R$ 114,5 milhões em 2011 e a expectativa é chegar a R$ 125 milhões em 2012. Este ano, planeja investir R$ 4,2 milhões na compra de veículos, equipamentos e na modernização da fábrica. O aporte é 400% maior que o valor aplicado em 2011.

Na Compacta Print, com fábrica em São Paulo, a tradição de fabricar equipamentos para pequenos empreendedores começou há 20 anos, com unidades para a criação de estampas. Hoje, a nova aposta é um equipamento para a produção de sandálias de borracha, lançada no início do ano. O catálogo da companhia ainda tem 60 invenções para a fabricação de fraldas, pizzas, sacolas e doces.

"Faturamos R$ 20 mil em 2011 e a estimativa é bater a meta de, pelo menos, R$ 25 mil, em 2012", diz o gerente de marketing Victor Cortez. "Vamos investir na criação de novas máquinas e na expansão internacional".

Segundo o executivo, os inventos surgiram da pesquisa e da curiosidade do presidente da empresa, Edson Cortez, pai de Victor, que aprendeu mecânica, elétrica, química, física e desenho, sem nunca ter frequentado uma universidade. "Os principais entraves são a falta de uma legislação que ofereça incentivos aos pequenos e médios empresários, nossos principais clientes, e a alta carga tributária".

No site RevelaWeb, o diferencial inovador é oferecer serviços de revelação de fotos digitais pela internet. No ano passado, faturou R$ 4,9 milhões e pretende fechar o ano com R$ 8 milhões de faturamento. "Vamos investir em um novo site e lançar cerca de 30 novos produtos e serviços", diz o sócio-fundador André Biscegli, que comanda 30 colaboradores. O endereço eletrônico permite aos consumidores criar sacolas, camisetas e canecas com as imagens, sem sair de casa.

Em 2012, o plano de Biscegli é investir cerca de R$ 1 milhão em TI e equipamentos de produção, como impressoras e prensas. O recurso é 30% maior que o valor investido no ano passado. A empresa revela de 60 mil a 70 mil imagens ao dia, com picos de 110 mil fotos nos períodos de férias.

O negócio não teve apoio público ou de outras empresas para deslanchar. "Sempre pesquisamos novas tecnologias e as necessidades dos clientes. Como já temos um grande mix de produtos, conseguimos inserir, aos poucos, novas opções de serviços". Uma das apostas é um aplicativo de celular para envio e impressão de fotos.

Também no mercado digital, o Busca Descontos aproveitou a expansão dos sites de promoções para reunir, em um só endereço eletrônico, cupons de desconto dos principais varejistas on-line. Tem 12 milhões de usuários cadastrados e atende mais de 200 lojas, no Brasil e nos Estados Unidos, segundo o CEO Pedro Eugênio. Criada em 2006, a empresa de 40 funcionários espera um crescimento de 100% nos negócios ante 2011.

 

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