Carregando...
50 anos

Contadores experientes

Atuamos nos processos envolvidos a estratégias e projeto dos nossos clientes, adequando-os às necessidades reais e legais dos seus negócios e do seu mercado.

Quero abrir empresa Quero trocar de contador

Notícias

Notícia

'Bons líderes são insubstituíveis', diz diretor-superintendente do Sebrae/PR

Allan Costa falou em Marechal Cândido Rondon, para aproximadamente 900 pessoas, sobre a arte de liderar

Fonte: Revista Incorporativa

 “Os principais atributos de um líder são suas atitudes e não suas competências. E quando o líder é íntegro, ético e preocupado com a coletividade, ele se torna insubstituível.” A declaração é do diretor-superintendente do Sebrae/PR, Allan Marcelo de Campos Costa, que esteve em Marechal Cândido Rondon, no oeste paranaense, na última quinta-feira, dia 28. 

Allan Costa foi convidado pela Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Marechal Cândido Rondon (Acimacar), que completa 45 anos em 2013, para falar sobre o tema liderança. Intitulada “A arte de liderar”, a palestra do diretor-superintendente do Sebrae/PR mobilizou aproximadamente 900 pessoas de Marechal Rondon e cidades vizinhas. 

Na plateia, empresários, autoridades e representantes de entidades de fomento ao empreendedorismo, estudantes e colaboradores de empresas, como Luana Faziani, estavam atentos às reflexões. “Trabalho com enfermagem numa equipe de 40 pessoas que lidam com pacientes nas mais diversas situações. Preciso ser uma boa líder para que tudo corra bem”, disse Luana. 

Para Allan Costa, o tema liderança é hoje um dos assuntos mais abordados. “Liderar se assemelha muito com fazer arte, pois temos a ideia de que é um ‘dom’ e não está acessível para todos. Mas isso não é verdade, assim como existem líderes e artistas natos, a grande maioria deles desenvolve habilidades, aprende e aperfeiçoa-se constantemente.” 

Com isso, o diretor-superintendente do Sebrae/PR mostrou que liderança não é inalcançável e sim uma junção de atitudes possíveis de serem desenvolvidas por qualquer um que tenha vontade de ser líder. O papel do líder, completou Allan Costa, é fazer com que as pessoas que trabalham com ele desenvolvam o ofício da melhor maneira possível. 

“O líder precisa articular, proporcionar e dar condições para que as pessoas que executam, gerem resultados. Dessa maneira, a liderança efetiva se constrói com atitude, aquela que nos tira da inanição e da constância”, salientou. 

Atitude 

Lucimar Lamb é contadora e há cerca de seis meses foi chamada para liderar uma equipe em um escritório contábil de Marechal Rondon. “Fui liderada nos últimos 17 anos, em outra empresa, e me deparei com esse desafio. Agora sei que a liderança é algo que se desenvolve e, na palestra, pude identificar algumas atitudes que preciso desenvolver, como ser firme com as pessoas”, comentou. 

Firmeza foi apenas uma das dez atitudes apontadas pelo diretor-superintendente do Sebrae/PR. “As atitudes do líder não podem ser delegadas para ninguém: exemplo, coerência, empatia, coragem, positivismo, firmeza, propósito, paixão, intuição e humanismo são essenciais e podem ser desenvolvidas. O líder efetivo se forma com prática constante e consciente.” 

Reflexão 

Allan Costa citou Bernardinho, o técnico da seleção brasileira de vôlei; Gandhi, o líder pacifista indiano; e Steve Jobs, fundador da Apple, como bons exemplos de lideranças. Líderes, assinalou ele, também podem ser pessoas não tão conhecidas, a exemplo de Rodrigo Britto, criador da Aliança Empreendedora; Wellington Nogueira, do Doutores da Alegria; ou Hugo da Costa, um professor de uma cidade no interior de Mato Grosso do Sul que ensina basquete para crianças de escolas públicas. 

“Mesmo com estilos de liderança diferentes (que dependem da personalidade), todos têm paixão, propósito, são exemplos entre os liderados e é por essas e outras características que são insubstituíveis”, destacou deixando a reflexão final para o público presente com as perguntas: “Para quem você é insubstituível?” e “Qual é o seu legado e o que você está deixando para as pessoas?”. 

Comprometimento 

Na visão do vice-presidente da Acimacar, Josué Maioli, que na ocasião representou o presidente da entidade Luciano Cremonese, só de prestigiar a palestra, o público já demonstrava características de liderança. “Se a liderança começa com a atitude, vocês já estão no caminho certo. Estamos felizes de poder trazer uma palestra dessa plenitude pra vocês, em comemoração aos 45 anos da Acimacar, ainda mais vinda de um de nossos maiores parceiros, que é o Sebrae/PR, uma entidades que vocês podem contar não só em palestras como essas, mas em diversos cursos, orientações e consultorias no Ponto de Atendimento ao Empreendedor, dentro da Acimacar”, ressaltou. 

Ponto de Atendimento ao Empreendedor, parceria do Sebrae/PR, Acimacar e entidades locais, orienta empreendedores que buscam informações sobre abertura de empresas e sobre a gestão de seus negócios. O objetivo do Ponto de Atendimento é fomentar o empreendedorismo local, contribuindo para o fortalecimento das micro e pequenas empresas, assegurando a melhoria de sua performance. Desde a sua inauguração em julho de 2011, o Ponto de Atendimento já realizou mais de 1.000 atendimentos a empreendedores. E conta com um grupo gestor que é formado por representantes das entidades parceiras, que trabalham para tornar o Ponto de Atendimento referência para o empresário de Marechal Cândido Rondon e Região. 

O prefeito de Marechal Cândido Rondon, Moacir Froehlich, também esteve no evento e lembrou que a liderança na gestão pública e privada tem muito em comum. “A casa cheia nos alegra, pois mostra que os empreendedores de Marechal Rondon estão interessados em buscar conhecimento. Por trás de uma gestão profícua, sempre tem um bom líder, tanto numa empresa quanto num governo. O líder é o ‘timoneiro’, aquele que dá o rumo para os demais e, por isso, é tão importante termos bons líderes.” 

Empresário do setor supermercadista, Eduardo Berndt, acredita que uma das maiores lições da palestra com Allan Costa foi o cuidado com os outros. “Foi muito produtiva e com um foco diferente na maneira de ver o líder, nos exemplos de pessoas que fazem o que gostam, que são líderes porque têm paixão. Quando você cuida dos liderados, o retorno vem. Sem a preparação do ambiente, o respeito e o comprometimento, não chegamos a resultados eficazes”, apontou.

SAC DIGITAL WHASTAPP