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Prepare-se para as armadilhas que podem fechar sua pequena empresa

10 armadilhas que o pequeno empreendedor deve conhecer para transformá-las em oportunidades e continuar no mercado

Prepare-se para as armadilhas que podem fechar sua pequena empresa

No competitivo mercado atual algumas armadilhas podem ser fatais para os micros e pequenos empresários que ainda estão nos primeiros passos. Conhecê-las e evitá-las vai tornar suas perspectivas de sucesso bem mais possíveis de serem atingidas. São coisas simples, óbvias e que fazem muita diferença:

1) Começar o negócio sem capital de giro. Se você não tem o dinheiro para começar continue em seu atual emprego, junte uma poupança, um pequeno capital e deixe seu projeto para quando essa soma for suficiente para pagar todas as despesas iniciais. Começar devendo ou emprestando geralmente não é um bom começo.

2) Faça um bom planejamento. Peça ajuda a um consultor financeiro, monte planilhas, você tem que ter uma noção real das despesas. Coloque seu salário nas despesas afinal você será um funcionário de sua empresa e tem que ter como viver não? Esse planejamento é muito importante para definir o que seu negócio é, onde está e para onde vai.

3) Faça uma planilha financeira bem real. Coloque todas as despesas, mesmo as pequenas. Tente lembrar de tudo, tudo mesmo. Deixe uma margem para imprevistos: embora não desejáveis eles são inerentes em toda empresa; esteja preparado. Atualize sempre essa planilha, esteja atento ao seu fluxo de caixa. Anote tudo, tente ser o mais organizado possível. O mundo do dinheiro e dos números não aceita meio termo. Dois mais dois sempre será quatro; sendo assim analise muito seu estoque ou o giro de seus serviços e produtos. Aprenda a definir o que traz lucro e o que traz prejuízos, tente deixar tudo o mais enxuto possível, sem excessos.

4) Tente fugir de empréstimos. Qualquer empréstimo fará aumentar e muito suas despesas. Não financie nada. Se não tem não compre, simples assim. Não espere milagres. Faça duas projeções: uma otimista e uma pessimista. Acredite na otimista, seja entusiasmado, tenha fé e esteja preparado para reagir caso ocorra a pessimista. Se tiver que pagar juros muito altos aos poucos sua empresa irá perdendo lucratividade, uma armadilha muito perigosa e a maior delas. Você irá se iludir achando que terá encontrando uma solução quando na verdade estará aumentando o problema.

5) Quando for contratar um colaborador procure por pessoas que tenham os mesmos valores que você, com quem você tenha prazer em conviver e conversar. Observe se é uma pessoa que sabe agradar, que sabe agradecer, a gratidão é precursora de muitas qualidades, se gosta de trabalhar e tem iniciativa para fazer, pra colocar a mão na massa, se tem disposição real para o trabalho. Faça um teste de contato direto com seu cliente e observe se ele procura agradar mais o cliente do que agradar você. Se todo esforço for mais para agradar o cliente do que agradar a você contrate-o na hora: ele sabe reconhecer quem é realmente o chefe, ou seja, o cliente, e se um dia você esquecer disso, ele estará ali para ajudá-lo a lembrar. Ter pessoas que realmente o ajudem facilitará e muito seu trabalho. O seu colaborador é seu cliente interno: valorize-o também.

6) Tenha metas para tudo. Cada despesa tem que ter uma meta, cada dia tem que ter uma meta. Você tem que saber pra onde está indo, se os resultados estão sendo os esperados. Você deve pensar sempre em melhorias tanto como pessoa, como profissional, preço, qualidade, atendimento e ambiente de sua empresa. Não ter metas é outra armadilha enganosa porque te faz acreditar que está tendo resultado quando na verdade não está. Procure melhorar tudo e todos ao seu redor começando sempre por você!

7) Muitos empresários, por medo do fracasso, preferem não ver os números. Não querem saber que não estão atingindo as metas que são almejadas. É como fechar os olhos estando dirigindo. Se não quer olhar pare o carro. Encare a realidade. Peça ajuda. Tente mudar. Não espere o barco afundar para começar a remar mais forte.

8) Se não está atingindo as metas, tente faturar mais, diminua as despesas, diminua sua própria retirada, crie uma segunda fonte de renda, um segundo ou até terceiro emprego, enfim, tente faturar mais e gastar menos de alguma maneira. Crie promoções e faça o negócio girar.

9) Faça mais planejamentos, procure saber seu custo real, seu lucro real; se acostume a analisar números. Não descuide um minuto de conferir tudo. Esteja atento. Se seu financeiro não estiver bem nada vai funcionar como deveria. Confira tudo porque em todos os lugares e todos os sistemas por mais eficientes que sejam são comandados por pessoas e pessoas podem errar. Analise tudo e cobre resultados.

10) O seu cliente é o seu patrão. Não o menospreze jamais. Não faça menos, ao contrário faça mais, faça tudo para agradá-lo. O cliente nunca é custo. Agradar o cliente sempre será seu melhor investimento. Converse mais com o seu cliente. A principal armadilha é não saber quem ele é, do que ele gosta e o que ele espera de você, do seu produto ou serviço, da sua empresa. Muito cuidado. Trate o cliente como seu melhor amigo. É o que ele é!

Esse artigo é simples e objetivo e tem uma razão pra ser: ninguém tropeça em montanhas. Será nas coisas óbvias, nos detalhes que você pode afundar sua empresa. São as pequenas pedras que nos fazem tropeçar, preste mais atenção, tudo é importante. Pouca visão e discernimento é o que transformam as pequenas pedras em montanhas intransponíveis! Tire-as do caminho quando ainda é fácil, quando são apenas pequenas pedras!

Muito sucesso a você e que todas suas pedras sejam lapidadas com muita disposição e amor transformando as armadilhas em oportunidades!

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